Covid: Primeiro ano da pandemia teve maior número de mortes por álcool no Brasil desde 2010

Desde 2010, o Brasil nunca tinha contado tantas mortes atribuíveis à ingestão de álcool quanto em 2020 — não por acaso, o primeiro ano da pandemia de covid-19.


quarta-feira junho 15, 2022

Em 2020, foram registradas 8.169 mortes totalmente atribuíveis ao álcool no país — um crescimento de 24% em relação ao número de 2019 (6.594). Também foi um valor consideravelmente maior à média de mortes deste tipo nos dez anos anteriores, de 2010 a 2019: 6.830. Os dados foram revelados pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) nesta terça-feira (14/6), com base em números do DataSUS.

São consideradas mortes totalmente atribuíveis ao álcool aquelas que poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo de bebidas. É o caso de envenenamento por álcool, miopatia alcoólica, da síndrome alcoólica fetal e de transtornos mentais e comportamentais ligados diretamente ao álcool, entre outros.

Mortes atribuíveis ao álcool. Por ano no Brasil; refere-se às mortes totalmente atribuíveis ao álcool.  .

Psiquiatra e presidente executivo do CISA, Arthur Guerra explica à BBC News Brasil que a queda nas internações é “totalmente explicável por conta da pandemia”, quando os hospitais estavam sobrecarregados pela covid-19 e houve menor procura das pessoas por atendimento devido a outros problemas de saúde.

Fonte: BBC