Operação prende suspeitos de comprar bancos de dados para aplicar golpes no RS

Até a tarde de terça-feira (5), 11 pessoas haviam sido presas. Polícia estima que grupo tenha lesado 200 pessoas.


quarta-feira julho 6, 2022

A Polícia Civil prendeu 11 pessoas durante uma operação contra estelionato na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a investigação, o grupo comprava bancos de dados de cidadãos via internet e utilizava essas informações para aplicar golpes.

Do total de prisões, oito foram preventivas e três, em flagrante. Ao todo, foram cumpridos aproximadamente 100 mandados, incluindo de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas  e São Leopoldo, além de Florianópolis (SC).

O delegado Gabriel Bicca, da Delegacia de Investigação de Crimes Carcerários, estima que cerca de 200 pessoas tenham sido lesadas pelos suspeitos. Entre os golpes, a polícia identificou o uso do nome de pessoas para a contratação de empréstimos e a venda de carros roubados.

“Eles pegavam os dados e falsificavam documentos para ir no banco, abrir uma conta e pedir um empréstimo. Eles roubavam um carro igual ao da vítima, clonavam”, diz.

Até a última atualização desta reportagem, 18 veículos haviam sido apreendidos. Os agentes ainda recolheram armas de fogo, joias, munição, documentos e uniformes da Brigada Militar e Polícia Civil. Além disso, dois gerentes de banco foram afastados por suspeita de facilitar a ação dos criminosos.

A atividade, segundo a polícia, tinha o objetivo de dar suporte empresarial para facções envolvidas com tráfico de drogas e roubos. O chefe do grupo está preso e tem passagem pelo sistema prisional federal.

Fonte : G1