Bradesco passa a atuar como Iniciador de Pagamentos: o que isso significa?

O Banco Central concedeu a certificação de segurança ao Bradesco, primeira fase de aprovação para se tornar um Iniciador de Pagamentos


terça-feira junho 28, 2022

O Banco Central (BC) concedeu a certificação de segurança ao Bradesco, o que consiste na primeira fase de aprovação para se tornar um Iniciador de Transações de Pagamentos (ITP). Dessa forma, os clientes do banco poderão realizar transferências Pix no aplicativo do Bradesco usando o saldo disponível em outras instituições, por exemplo.

“A nova modalidade é mais um benefício do Open Finance que vem para facilitar e simplificar o dia a dia dos nossos clientes. Com o iniciador de pagamentos, eles vão conseguir comandar suas transferências e pagamentos via Pix, inclusive de recursos que estão em outros bancos”, destacou em nota o Diretor de Conta Corrente e Cash Management do Bradesco, Antonio Daissuke.

Como funciona o Iniciador de Pagamentos?

A nova ferramenta permite ao usuário iniciar o pagamento no site ou aplicativo da empresa vendedora do produto ou serviço. E, em seguida, ser direcionado ao ambiente digital do banco, não havendo necessidade de fechar o site do e-commerce para abrir o aplicativo do banco. Para concluir o processo de pagamento, é necessário haver a identificação e consentimento do cliente.

As instituições financeiras que aderem a essa modalidade devem ser regulamentadas pelo Banco Central e seguir regras de sigilo bancário, proteção e segurança determinadas pela Convenção do Open Finance no Brasil.

Pioneirismo

O Banco do Brasil tornou-se a primeira instituição financeira do país a ser habilitada para oferecer o Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) a seus clientes. A princípio, a iniciativa só está disponível para transferências via Pix.

Segurança

Por ser um processo supervisionado pelo Banco Central, o iniciador de transação de pagamentos é uma ferramenta segura. Apenas instituições aprovadas pela autarquia poderão operar a tecnologia. Sendo que os pagamentos são feitos na instituição financeira a qual o cliente possui conta aberta.

Open Banking

Em 29 de outubro de 2021, iniciou a terceira fase do open banking, o que permitiu a adesão do Pix à tecnologia de iniciação de pagamentos. Com o compartilhamento de informações sobre o Pix, será possível que no futuro as transferências sejam efetuadas fora dos aplicativos das instituições financeiras.

 

Fonte: Seu crédito digital