Publicação do Boletim Focus segue suspensa por conta de mobilização no BC

BANCO CENTRAL BSB DF 10 09 2017 ECONOMIA/NACIONAL BANCO CENTRAL DO BRASIL ESPECIAL PARA AGENCIA ESTADO Vista aerea da fachada do predio do Banco Central do Brasil, no Setor Bancario Sul, em Brasilia. FOTO:DIDA SAMPAIO/ESTADAO


terça-feira maio 31, 2022

Os servidores do Banco Central não têm reajuste há três anos.

A divulgação do Boletim Focus segue suspensa por conta da mobilização dos funcionários do Banco Central (BC).

 

Usualmente publicado nas manhãs de segunda-feira, a última edição do Focus disponível foi divulgada há quase um mês, no dia 2 de maio.

 

Os servidores do Banco Central deflagraram greve por tempo indeterminado no início de abril, chegaram a suspender a paralisação para negociar com o governo e a direção da instituição, mas decidiram retomar a interrupção após avaliarem que a proposta apresentada era insuficiente.

 

O Governo Federal trabalha com a proposta de um aumento geral de 5% ao funcionalismo em escala federal. Os servidores do BC afirmam que a pauta salarial, além de insuficiente diante da inflação, não contempla outras questões, como a reestruturação da carreira.

 

O Boletim Focus agrega as projeções de agentes do mercado financeiro sobre o Produto Interno Bruto (PIB), inflação e taxa básica de juros. Os resultados da publicação são vistos como um guia para agentes econômicos calibrarem suas expectativas e planejarem suas ações.

 

Os servidores do BC não têm reajuste há três anos.