Santander abre processo eleitoral para Cipas em suas concentrações

Atenção, bancários do Santander! O banco abrirá em breve o processo eleitoral para escolha de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), gestão 2022/2023, em todas as suas concentrações: Torre (sede), Radar, Conexão SP, Quarteirão de Investimento (QI), Edifício Central.


quinta-feira março 3, 2022

O início da inscrição de candidatos a cipeiros será no dia 3 de março (a partir das 9h) até dia 17 de março (até as 17h), por meio do Portal RH Cipa Eletrônica.

A eleição está programada para ocorrer no dia 22 de março, a partir das 9h, com previsão de término no dia 25 de março, às 11h. A apuração deve ocorrer imediatamente após o término da eleição, e o resultado estará disponível no Portal RH Cipa Eletrônica após as 17h.

Bancários e bancárias que queiram se candidatar ao mandato de cipeiro e tiverem alguma dúvida devem procurar os dirigentes sindicais responsáveis por seu local de trabalho, ou procurar o Sindicato (veja links de contato abaixo).

Cipa é conquista dos trabalhadores

Você sabe para que serve a Cipa? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades.

O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem entre suas funções: conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais; lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança; empenhar-se, ao lado do Sindicato, pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica.

São atribuições da Cipa: realizar as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes, na qual se discutem questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar atividades voltadas à saúde mental; informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

Fonte: Seeb/SP