Câmara aprova realização de audiência pública para debater PL 1043/2019

Através da aprovação do REQ 62/2021, que requer a realização de audiência pública para debater o PL 1043/2019, a jornada de trabalho dos bancários será discutida com a participação do movimento sindical e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). É que o Projeto de Lei dispõe sobre a abertura de agências aos sábados e domingos.


quarta-feira dezembro 22, 2021

Outros países discutem a redução da carga horária de trabalho para que o trabalhador descanse para a preservação da dignidade do trabalho, da saúde psíquica e qualidade de vida. Enquanto que no Brasil, o descanso da categoria é ameaçado, ao invés de pensar na contratação de mais funcionários.

Os sindicatos vão continuar pressionando para derrubar o PL e fazer com que o autor do PL, o deputado David Soares (DEM-SP), e o atual relator deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), desistam deste ataque ao direito fundamental dos bancários. Os representantes dos empregados analisam o requerimento do Ivan Valente (PSOL-SP) como estratégia para enterrar o projeto.

Para o dirigente sindical e representante do Sindicato dos Bancários de São Paulo no Grupo Nacional da Agenda Legislativa das Centrais Sindicais, Alexandre Caso, esse é mais um projeto elitista, de um lado pretende abrir as agências bancárias aos sábados e domingos com o objetivo de privilegiar a clientela segmentada que já tem atendimento vip; de outro, os bancos vão continuar encaminhando para atendimento pelos correspondentes bancários a maioria dos usuários.

“Hoje, além do atendimento presencial, existem diversos canais de atendimento que suprem todas as necessidades dos clientes sem que seja preciso acabar com o sextou da categoria bancária. Sem dúvida, o quadro de adoecimento vai se tornar mais grave, pois ninguém merece mais pressão por metas e assédio também aos sábados e domingos. A realização de audiência pública é o melhor caminho para que o debate e os dados comprovem que esse projeto não merece prosperar.” (Fonte: Seeb SP)