Privatização da Petrobras pode piorar preço dos combustíveis, diz pesquisadora

arla Ferreira, do Ineep, afirmou à CNN que a medida discutida pelo governo poderia criar um monopólio privado


quarta-feira outubro 27, 2021

Em entrevista à CNN, a pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) Carla Ferreira afirmou que privatizar a Petrobras poderia piorar o preço dos combustíveis. O assunto já é discutido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a cúpula do Congresso Nacional.

“A privatização não resolve o problema dos preços dos combustíveis”, disse Ferreira.

“Pelo contrário, ela [a privatização], em função de criação até de um monopólio privado, pode vir a piorar a situação.”

Após a CNN apurar que o governo analisa um plano para elaborar um projeto de lei que permita à União privatizar a companhia, as ações da estatal estiveram entre as maiores altas do dia na B3, a bolsa de valores brasileira.

No entanto, nesta segunda-feira (25) a empresa também anunciou um novo reajuste de preços de gasolina A e diesel A para distribuidoras. A mudança passa a valer a partir de terça-feira (26).

“O Ineep fez um levantamento acompanhando algumas experiências de países que conseguem ter um maior controle dos seus preços internos, não tendo essa volatilidade ou esse movimento de alta muito grande, justamente utilizando suas empresas estatais de petróleo e a sua capacidade de refino”, disse Ferreira.

“Nessa pressão dos preços internacionais, medidas como o aumento da concorrência não são medidas que têm sido efetivas em alguns países que temos observado.” (Publicado por Evandro Furoni) (Fonte: CNN)