Banco Central autoriza funcionamento da corretora da Caixa Econômica

Banco deve levar cerca de 20 dias para migrar todos os fundos para a nova empresa, a Caixa DTVM (Por Álvaro Campos, Valor — SP)


quinta-feira setembro 30, 2021

O Banco Central concedeu autorização de funcionamento para a Caixa Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), uma corretora que será responsável pela administração e distribuição de produtos de investimentos. A sede será em São Paulo (SP) e o capital social de R$ 50 milhões. O controlador é Caixa Econômica Federal.

Em agosto, na divulgação dos resultados do segundo trimestre, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco pretende fazer o IPO da sua gestora no início do próximo ano. Segundo ele, a companhia já estava toda estruturada, mas ainda dependia de aprovação do Banco Central, o que era esperado para breve.

Após a aprovação do BC, a Caixa deve levar cerca de 20 dias para migrar todos os fundos para a nova empresa. Na ocasião, Guimarães afirmou que a asset tem crescido fortemente, com 426 fundos e R$ 693,9 bilhões em ativos sob gestão, o que lhe dá a posição de quarta maior gestora do país.

“A asset ficará só com os fundos líquidos, e os fundos problemáticos, que são alvo de discussão judicial por problemas de gestões anteriores, continuarão com a Caixa”, comentou o executivo na ocasião.

Segundo ele, como contrapartida para abrir novas agências em cidades com mais de 40 mil habitantes, a Caixa está negociando com as prefeituras e exigindo que elas transfiram para o banco a administração de seus fundos e das folhas de pagamento. Assim, isso deve gerar um aumento de “dezenas de bilhões de reais” nos fundos da Caixa Asset. (Fonte:Valor Invest)