Bancários vão comemorar seu Dia 28 de Agosto com todos seus direitos!

Direitos foram preservados até 2022 e aumento com 100% do INPC + 0,5% acima da inflação. Algumas categorias somente conseguiram o INPC e outras tiveram seus direitos retirados


quarta-feira agosto 25, 2021

Mais um dia 28 de agosto em que a categoria bancária celebra seu dia com conquistas e vitórias. A campanha salarial 2020 foi diferente para categoria bancária e demais trabalhadores. Tendo em vista a Pandemia de Covid-19 além da implementação das reformas trabalhistas e previdenciárias, os bancários resistiram aos ataques dos Banqueiros e do governo ultraliberal de Jair Bolsonaro. O fato de que grande parcela das pessoas foi deslocada para trabalho virtual, principalmente nos grandes centros administrativos presentes em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, também impôs novos desafios de mobilização.

Isto foi positivo porque preservou a vida de milhares de bancárias e bancários em todo País. Contudo, nos colocou num dilema de discutir, com os banqueiros e o governo, a regulamentação e implantação do trabalho de Home Office. Isso não foi possível de forma coletiva já que os banqueiros e o próprio governo não tinham acordo entre si. Sendo assim, os acordos de “home office” foram discutidos de forma individual por bancos. Esses acordos possíveis precisam ser melhorados para corrigirem injustiças e penalizações aos trabalhadores que estão em trabalho remoto, bem como temos que avançar na unificação deles. A participação e mobilização, presencial e virtual, da categoria foram fundamentais para garantirmos as negociações. Tivemos assembleias virtuais com participação de milhares de bancários em todos os sindicatos no País.

Tendo a conjuntura difícil como pano de fundo, obtivemos um reajuste de 1,5% mais abono de R$ 2.000,00 para o período 2020-2021 e 100% do INPC + 0,5% de aumento acima da inflação para o período 2021-2022. Os demais direitos foram todos preservados, o que foi um marco viável naquele momento com nossa categoria lutando contra pandemia, governo e banqueiros.

Confira alguns dos itens assegurados pela luta da categoria:

·         Vale refeição e vale transporte

·         Piso salarial nacional

·         13° salário

·         13ª cesta alimentação

·         Adicional por tempo de serviço

·         Adicional de hora extra

·         Gratificação de função

·         Abonos de faltas

·         Folga assiduidade

·         Licença maternidade

·         Licença paternidade

·         Auxílio creche / Auxílio babá

·         Estabilidade pré-aposentadoria

·         Proteção ao emprego

·         Complementação do auxílio-doença previdenciário e acidentário (Fonte: Seeb Santos – com informação do Seeb Brasília)