Fundação CRISTIANO VARELLA e sua história

Hospital do câncer em Muriaé


quarta-feira julho 7, 2021

O Hospital faz parte de uma fundação denominada Fundação Cristiano Varella que foi idealizada pelo empresário e político Lael Vieira Varella, para eternizar a memória do seu saudoso filho, que, aos 22 anos de idade, faleceu tragicamente vítima de um acidente automobilístico no dia 03 de outubro de 1994. A Instituição está localizada às margens da Rodovia BR-116 em Muriaé/MG, e foi constituída em 04 de setembro de 1995, através do patrimônio pessoal do filho do político, formado pelos seus direitos de herança recebidos ainda quando criança e por aquisições pessoais. Hoje se mantém através dos recursos gerados pelos serviços prestados, além de doações e recursos públicos. Dos pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, 84% recebem assistência do SUS-(Sistema Único de Saúde). 
 
 
A Fundação Cristiano Varella engloba o Hospital do Câncer de Muriaé, que responde pelo seu principal foco de atuação, além da Comunicação e Cultura, por meio de um canal regional de TV e um Memorial.
 
 
O Hospital do Câncer de Muriaé teve oficializado o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) em 26 de novembro de 2002, e o início pleno de suas atividades a partir de janeiro de 2003. Ocupa uma área de 101.184,80 m² com espaço edificado de 45.638,70 m². As instalações são especificamente projetadas para um atendimento baseado em modernos conceitos de qualidade, humanização, tecnologia e segurança.
 
 
Atualmente, atende a mais de cento e sessenta municípios da zona da mata mineira e adjacências, com uma abrangência populacional de mais de dois milhões de habitantes.
 
 
Tendo em vista a responsabilidade dos serviços perante os clientes, a instituição busca constantemente aperfeiçoar a qualidade dos mesmos. Nesse aspecto possui o certificado de Acreditado em Excelência – Nível III, pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, Prêmio Mineiro da Qualidade – Faixa Ouro em 2014, Prêmio Referências da Saúde 2013 – Pilar Sustentabilidade Socioambiental, Prêmio Top Quality Diamante no Programa 5S, além de ser hospital da Rede Sentinela da ANVISA.
 
 
O Hospital é considerado de médio porte, com o total de 170 leitos ativos, uma Sala Cirúrgica Integrada (popularmente conhecida como Sala de Cirurgia Inteligente), além de 7 salas cirúrgicas. Conta ainda com um total 48 (quarenta e oito) leitos de quimioterapia ambulatorial, 4 (quatro) salas de radioterapia, ampla estrutura de consultórios, além de diversos serviços de diagnóstico.
 
 
A instituição oferece à população uma série de serviços que vão muito além do tratamento oncológico. No campo da prevenção a instituição utiliza um ônibus consultório e uma carreta mamógrafo que realizam campanhas na região, visando à promoção da informação e o diagnóstico precoce da doença, prevenção primária e secundária. O apoio diagnóstico é feito por meio de consultas e exames, que somados à capacidade de internação, de atendimento cirúrgico, clínico, quimioterapia e radioterapia, fazem da instituição um dos mais completos centros de tratamento da doença no país, prezando primordialmente pelo respeito e a humanização oferecida aos pacientes.
 
 
Por atender a uma vasta região, com alguns municípios a mais 500 km, o hospital conta ainda com a Casa de Apoio, inaugurada em 2006, para o acolhimento de pessoas de localidades distantes que vêm em busca de tratamento e permanecem hospedadas gratuitamente. Possui capacidade para 212 hóspedes (pacientes e acompanhantes), área de lazer completa, 05 refeições diárias gratuitas, lavanderia e transporte institucional.
 
 
Com tudo isso, a Fundação Cristiano Varella é considerada o maior complexo oncológico de Minas Gerais e diante dessa realidade, continuamos escrevendo a história de uma instituição que está em crescimento físico, tecnológico e humano e que se dedica, acima de tudo, ao combate ao câncer , tendo como centro de sua atenção o paciente.