DECEPCIONADOS E SEM PERSPECTIVAS, METADE DOS JOVENS QUER SAIR DO BRASIL

País em crise frustra 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos


terça-feira junho 22, 2021

Uma série de novas pesquisas quantitativas e qualitativas envolvendo milhares de brasileiros entre 15 e 29 anos revela que nunca foi tão alta a proporção dos que nem trabalham nem estudam (há 27,1% dos chamados “nem-nem”) e que 70% dos jovens têm dificuldade de encontrar trabalho.

Esta situação decepciona a juventude. Cerca de 50 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos se encontram sem perspectiva de trabalho e insatisfeitos com a condução do país, razão pela qual se pudessem, esses jovens abandonariam o país.

A informação é da Folha de S.Paulo. Em reportagem publicada nesta segunda-feira (21), o jornal ressalta comparação com a maioria dos países da América Latina e constata que é no Brasil onde os jovens veem menos chances de progredir trabalhando.

Com a chegada da Covid-19, a desocupação de jovens na faixa de 15 a 29 anos saltou de 49,4% para 56,3%.

Os dados constam do recém-lançado Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social. Eles incluem o histórico de pesquisas quantitativas do IBGE (como PnadC e Pnad Covid-19), no Brasil, e números da World Gallup Poll e das Nações Unidas, contemplando vários países, além de levantamentos qualitativos com aproximadamente 2.600 jovens brasileiros. (Fonte: Barsil247) 

Notícia SEEB-MURIAÉ