Estudo mostra que variante P1 pode causar reinfecção, mas não escapa da vacina

Caso o Brasil demore a vacinar a população com as duas doses, pode haver uma terceira onda. Pesquisador fala em vacinar logo 75% das pessoas


segunda-feira junho 7, 2021

Um estudo coordenado pela Fiocruz Pernambuco mostra que quem já teve covid-19 e adquiriu anticorpos pode ser atingido pela variante P1. Isso pode aumentar os casos de reinfecção no Brasil. Mas, de acordo com a pesquisa, há uma saída: a aceleração da vacinação.

Isso porque a variante não consegue fugir das vacinas em uso no Brasil. Atualmente, o país imuniza a população com a Coronavac, a AstraZeneca e a Pfizer. As vacinas Sputnik V e Covaxin foram autorizadas em caráter emergencial pela Anvisa na semana passada e podem começar a ser utilizadas em massa em breve.

O estudo coordenado pelo pesquisador Roberto Lins reforça a necessidade de se vacinar a população com as duas doses o mais rápido possível. Atualmente, apenas 10,74% da população receberam duas doses. “Embora a gamma (P1) seja importante na segunda onda, se tivermos uma terceira ela será absoluta. Isso significa maior probabilidade de reinfecções e de novos casos, pois ela é mais transmissível, gera enorme carga viral”, alerta Lins ao jornal Extra. A variante P1 agora é chamada de Gamma por cientistas.

Ainda de acordo com o pesquisador, uma possível terceira onda é temida por especialistas. “Há combustível para o Brasil explodir numa terceira onda. Só teremos segurança quando 75% da população tiverem recebido duas doses de vacina. Quem já teve Covid pode ter de novo, se não for vacinado. Essas variantes, que surgem e se espalham, podem escapar da imunidade natural.”

Média móvel em queda

O Brasil registrou 866 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 473.495 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.629.

Notícias SEEB-MURIAÉ