DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS SOMA R$ 8 BILHÕES; BANCO CENTRAL QUER DEVOLVER

BC lançará plataforma para consulta de saldos deixados em bancos por clientes desatentos. Projeto deve sair do papel em dezembro deste ano (Por Fernanda Capelli)


quarta-feira junho 2, 2021

O Banco Central do Brasil ( BC ) planeja lançar, ainda em 2021, um sistema de consulta e resgate de dinheiro esquecido  em instituições financeiras. O anúncio desta terça-feira (1°) diz que, em dezembro, deve entrar em operação o Sistema de Informações de Valores a Receber ( SVR ), para pessoas físicas e empresas.

De acordo com o BC, o valor global de recursos “esquecidos”, conforme o BC, totalizam cerca de R$ 8 bilhões. Entre eles então recursos disponíveis ligados a contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após o encerramento de consórcios e cotas de capital de cooperativas de crédito, entre outros.

“O objetivo do Valores a Receber é justamente facilitar essa comunicação entre instituições e clientes”, informou o BC, por meio de nota. “Com o novo sistema, a partir das informações remetidas periodicamente pelas instituições financeiras ao Banco Central, as pessoas naturais e pessoas jurídicas poderão consultar a existência de eventual valor a receber.”

 A Diretoria Colegiada do BC deu o primeiro passo para a criação do SVR em sessão realizada em 25 de maio ao estabelecer as regras para envio de informações, por parte dos bancos , à autarquia a partir de outubro.

O projeto do SVR começou a ser desenvolvido em junho de 2020. A data corresponde ao momento em que, durante a primeira onda da pandemia, diz a autoridade monetária. Dentre as razões estão as pressões econômicas decorrentes da pandemia de Covid-19. (Fonte: Brasil Econômico iG)

Notícias SEEB-MURIAÉ