Quinta (27): Dia Nacional de Luta pela inclusão dos bancários no Plano de Imunização

Fenaban apresenta proposta de protocolo de segurança contra a Covid-19. Sindicato quer ouvir Fiocruz


terça-feira maio 25, 2021

Em reunião na segunda-feira (24), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou para o Comando Nacional dos Bancários uma proposta de protocolo de segurança unificado para orientar a prevenção contra a Covid -19. No encontro, o movimento sindical cobrou mais uma vez que os bancos pressionem o governo federal para incluir a categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Vamos promover nacionalmente, nesta quinta-feira (27) o Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no Plano Nacional de Imunização e por vacina para todos. É importante que toda a categoria se mobilize nessa campanha pela vida”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio Adriana Nalesso. A proposta de protocolo apresentada pela Fenaban é fruto de um ano de debates e negociações com o Comando Nacional. Os sindicatos cobram o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara, além de procedimentos como desinfecção de agências e outros locais de trabalho em casos de contágio.

Vacinação, já!

Mais uma vez, o Comando Nacional cobrou para que os bancos, que possuem grande penetração no governo federal que ajudaram a eleger, a inclusão da categoria bancária no PNI.
“Os bancários são considerados essenciais e trabalham duro desde o início desta pandemia como tal precisam estar entre as categorias prioritárias na vacinação”, afirma José Ferreira, diretor e presidente eleito do Sindicato do Rio.

Número de mortes

Outa cobrança feita aos bancos foram os dados do número de mortes na categoria por causa da Covid-19 e também o de contágios. A Fenaban prometeu fornecer os números nos próximos dias. O levantamento é importante para os sindicatos e também os bancos cobrarem do Ministério da Saúde, a prioridade da categoria no plano de imunização.
O Sindicato vai consultar especialistas da Fiocruz a respeito da chamada terceira onda do coronavírus para ter uma posição melhor sobre a proposta dos bancos e exigir avanços nos protocolos.

Notícias SEEB-MURIAÉ