Voo com cerca de 100 brasileiros deportados dos EUA deve chegar ao Brasil nesta semana

Avião chegará a Belo Horizonte, onde mais de 20 voos do tipo pousaram entre 2019 e 2020. É a primeira vez que isso ocorre no governo de Joe Biden.


sexta-feira maio 21, 2021

Um voo com cerca de 100 brasileiros deportados dos EUA deve chegar nesta sexta-feira (21) a Belo Horiizonte. A informação, publicada primeiro no jornal “O Estado de S. Paulo”, foi confirmada pelo G1 nesta terça. É a primeira vez que isso acontece desde que o presidente Joe Biden assumiu a Casa Branca.

De acordo com uma fonte ligada ao Itamaraty ouvida pelo G1esses brasileiros já não tinham mais possibilidade de recorrer da deportação após meses de processo. Assim, essa leva de deportações não muda, neste momento, a situação de outros cidadãos do Brasil em solo americano que ainda buscam regularizar a situação.

Por enquanto, são 106 brasileiros que devem embarcar nesse voo — esse número pode variar até a data do embarque. Depois de chegarem no Brasil, a responsabilidade do retorno para seus estados e municípios de origem é de cada um dos passageiros repatriados.

Voos de deportação com destino a Minas Gerais ocorreram com alguma frequência no ano passado: entre outubro de 2019 e outubro de 2021,foram 21 voos do tipo.

 

Crise migratória continua

 

Número de pessoas detidas ao cruzar a fronteira México-EUA em abril é o maior em 20 anos

Número de pessoas detidas ao cruzar a fronteira México-EUA em abril é o maior em 20 anos

 

Em abril, o número de pessoas o número de pessoas detidas ao cruzar a fronteira a México-Estados Unidos, ilegalmente, foi o maior em 20 anos. Entre elas, estão quase nove mil brasileiros 

Os números oficiais ajudam a entender a dimensão da crise de imigração que o governo de Joe Biden enfrenta. Só em abril, as autoridades americanas apreenderam quase 180 mil pessoas, que atravessaram a fronteira com o México sem documentos. 8.745 eram brasileiros.

Mais do que os 6.900 detidos, em todo o ano fiscal de 2020, que terminou em setembro. Desde então, e até abril deste ano, foram mais de 14.600.

Com isso, o número de apreensões está próximo de superar o recorde de 2019, quando 17.800 brasileiros foram detidos na fronteira.