CAIXA LANÇA CANAL DE APOIO ÀS EMPREGADAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Batizado de "Acolhe", criação do canal era cobrada há mais de 1 ano pelo movimento sindical


sexta-feira maio 21, 2021

A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira, 18, o “Acolhe”, Canal de Apoio às Empregadas em Situação de Violência Doméstica e Família. Esse tipo de serviço, conquista histórica da categoria bancária, é resultado das lutas do Comando Nacional dos Bancários, que cobrou a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até a entidade se comprometer com a pauta.

É essência que vítimas de violência tenham um lugar seguro para procurar ajuda num momento tão difícil. A partir do acordo firmado entre o Comando e a Fenaban, todos os bancos passaram a dar atendimento diferenciado e sigiloso para as mulheres vítimas da violência doméstica. O movimento sindical cobrou por mais de 1 ano a implantação desse canal de apoio.

Escuta e orientações
O Acolhe oferece escuta qualificada e orientações sobre serviços e medidas de apoio às vítimas, com o sigilo das informações garantidos. O atendimento será realizado por empregadas treinadas, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais credenciadas, como psicólogas e assistentes sociais, em parceria entre a Diretoria Executiva de Pessoas (DEPES) e a Ouvidoria (OUVID).

As empregadas receberão informações práticas para registro de denúncia, assistência jurídica, rede de serviços públicos de atendimento psicossocial, entre outros. Caso a equipe de acolhimento indique a necessidade de alguma medida de apoio, os gestores poderão ser informados, se houver o consentimento da empregada.

Canal de atendimento
As empregadas podem acionar o serviço pelo número (61) 3521-6188, e pelo aplicativo Sou CAIXA, na versão web. O canal telefônico funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h. (Fonte: Seeb Santos)

Notícias SEEB-MURIAÉ