Estudo mostra que vacina da AstraZeneca funciona bem como 3ª dose de reforço

A notícia chega no momento em que fabricantes de vacinas alertam que o mundo precisará de vacinas de reforço anuais para enfrentar variantes do vírus (Imagem: REUTERS/Yves Herman)


quarta-feira maio 19, 2021

A vacina contra Covid-19 da AstraZeneca Plc e da Universidade de Oxford funciona bem como terceira dose de reforço, aumentando os anticorpos contra a proteína de espigão do coronavírus entre participantes de um estudo, noticiou o jornal Financial Times nesta quarta-feira.

A notícia chega no momento em que fabricantes de vacinas alertam que o mundo precisará de vacinas de reforço anuais, ou vacinas novas, para enfrentar variantes do vírus, mas alguns cientistas questionam se tais vacinas são necessárias.

O FT citou uma pessoa a par dos resultados do estudo, segundo a qual este mostrou que a reação de anticorpos à vacina de reforço foi “forte o suficiente contra qualquer variante” e que acaba com os temores de que os adenovírus não poderiam ser usados mais de uma vez.

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford não responderam de imediato a um pedido de comentário da Reuters a respeito do estudo de Oxford, ainda a ser publicado.

A vacina utiliza uma nova tecnologia que emprega uma versão modificada de adenovírus que causam a gripe comum como vetores para enviar instruções às células humanas.

Não se saber quando Oxford e AstraZeneca planejam publicar dados do estudo, acrescentou o FT.

Notícias SEEB-MURIAÉ