SAFRA MUDA PRESIDÊNCIA DO BANCO APÓS TRÊS ANOS

Alberto Monteiro substituirá Silvio de Carvalho na função, segundo comunicado da instituição financeira (Por Stéfanie Rigamonti)


quinta-feira março 7, 2024

O banco Safra anunciou mudanças no comando da instituição nesta quarta-feira (6).

Alberto Monteiro de Queiroz passa a ocupar a presidência do banco no lugar de Silvio de Carvalho, que estava à frente do banco desde novembro de 2020 e foi indicado para presidir o conselho de administração.

O grupo comandado pela família Safra não disse quando a substituição ocorrerá nem detalhou o motivo da mudança.

Alberto Monteiro é vice-presidente financeiro do Safra desde abril de 2023. Ele também passou pelo Santander, onde ocupou as funções de vice-presidente-executivo de gestão patrimonial e membro do conselho de administração entre 2018 e 2022.

Monteiro já foi vice-presidente de finanças e relações com investidores do Banco do Brasil, entre 2016 e 2018, onde também teve outros cargos.

Foi diretor em empresas como Suzano, CSN e Gerdau, e ocupou cadeiras nos conselhos de administração da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, BV, Cielo, entre outras companhias.

Já Silvio de Carvalho está desde 2010 no grupo da família Safra, onde passou por diversos cargos. Tem no currículo uma longa carreira de mais de 20 anos no Itaú e é membro do conselho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

RAIO-X DO SAFRA
Fundação: 1972
Lucro líquido anual: R$ 2,2 bilhões*
Agências: 198
Funcionários: 9.300
Principais concorrentes: Santander, BTG Pactual, BV, PagBank, MercadoPago
* Último dado disponível do ano de 2022 (Fonte: Folha de SP)