Entidades entregam documento em defesa dos empregados a Rita Serrano

Documento elenca ações para melhorar as condições de trabalho dos empregados e resgatar o papel social do banco


terça-feira janeiro 17, 2023

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e entidades em defesa do banco e dos trabalhadores, tiveram um encontro com a presidenta do banco, Rita Serrano, nesta sexta-feira (13). O objetivo da reunião foi entregar um documento com sugestão de ações que as entidades entendem como primordiais para melhorar as condições de trabalho dos empregados. A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) participou do encontro.

No documento, as entidades exaltaram o trabalho dos empregados, especialmente durante o pagamento do auxílio emergencial, e condenaram as condições a que foram submetidos durante a administração de Pedro Guimarães. “É preciso resgatar um modelo de gestão de pessoas humanizado, que valorize e que reconheça a importância do maior ativo do banco público: o Pessoal da Caixa”.

“Conhecemos os enormes desafios que Rita Serrano vai enfrentar para devolver uma Caixa humanizada para os empregados e para fazer o banco voltar a ter o papel social imprescindível para reconstrução do país, mas nos colocamos à disposição para contribuir neste processo”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Entre as ações sugeridas pelas entidades estão a reestruturação da Vice-Presidência de Pessoas; a elaboração de políticas que busquem o fim da cultura de assédio e a revisão da política de metas que hoje é extremamente abusiva.

Na ocasião, Rita informou que vai recriar a vice-presidência de Pessoas e reavaliar a questão do Caixa e Tesoureiro minuto, além de fortalecer os Processos de Seleção Internos (PSI). Serrano também anunciou a mudança nas substituições por motivo de férias. Agora, será possível lançar no sistema afastamentos igual ou superior a cinco dias. (Fonte: Fenae)