Juros do rotativo do cartão de crédito disparam em 2022 e beiram os 400% ao ano, mostra BC

Na contramão do cartão de crédito, taxa média praticada no cheque especial recuou para 132,5% ao ano


terça-feira novembro 29, 2022

A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito avançou 8,8 pontos percentuais em outubro, na comparação com setembro, e atingiu 399,5% ao ano, segundo dados apresentados nesta segunda-feira (28) pelo BC (Banco Central).

De acordo com as estatísticas monetárias e de créditos da autoridade monetária, as taxas do rotativo apresentam uma variação de 52,1 pontos percentuais no acumulado deste ano e de 57,3 pontos percentuais nos últimos 12 meses. Com a escalada, o patamar é o maior desde agosto.

Com a evolução da taxa média de juros do cartão, um consumidor que cair no rotativo com uma dívida no valor de R$ 1.000 terá que desembolsar R$ 3.995 para quitar o saldo devedor com o banco após um ano.

O rotativo do cartão é uma das modalidades de crédito mais acessadas em momentos de dificuldade. No caso do uso parcelado do recurso, a tarifa média cobrada aos consumidores foi de 184,5% em outubro, patamar 1,1 ponto percentual inferior ao apurado em setembro.

Cheque especial

Diferentemente da evolução das taxas do cartão de crédito, o relatório mostra uma queda de 1,8 ponto percentual da taxa média praticada no cheque especial na passagem de setembro para outubro, de 134,3% para 132,5%, o menor patamar desde abril.

Como alternativa às linhas de crédito mais caras do mercado, o consumidor pode aderir ao crédito consignado, cuja taxa média foi de 27,6% em outubro, valor 2,2 pontos percentuais superior à tarifa praticada em setembro.

O movimento das altas taxas de juros ao consumidor pode ser justificado pela sequência de elevações da taxa básica de juros, que saltou 11,75 pontos percentuais, de 2% para 13,75% ao ano, em um ano e meio e figura no maior patamar desde o início de 2017. (Fonte: R7)