Bandidos se passam pela Receita Federal e dão golpe da malha fina

Cuidado, é golpe! Bandidos se passam pela Receita Federal e enviam e-mail dizendo que contribuinte caiu na malha fina. A Receita NÃO envia e-mail ou mensagens SMS com links de acesso ou documentos para download


sexta-feira outubro 14, 2022

Mais um golpe envolvendo a Receita Federal está circulando por e-mail. Criminosos estão utilizando informações a respeito do Imposto de Renda para lesar os cidadãos.

 

Se passando pela Receita Federal, a mensagem do e-mail afirma ser um comunicado importante e que foram identificadas divergências no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). No texto, os golpistas dizem que a declaração de 2022 do contribuinte não está de acordo a Lei e que por esse motivo ela está sob análise e em breve passará pela malha fiscal.

 

Tentando dar credibilidade ao e-mail, os bandidos utilizam a marca da Receita Federal. Além disso, o e-mail usado pelos bandidos acaba confundindo o contribuinte pois é o receita@gov.br. Como todas as páginas oficiais do Governo Federal terminam em gov.br, o cidadão é induzido a cair no golpe.

 

No entanto, é preciso clicar em um link para realizar o download do suposto relatório que informa quais são os motivos para a declaração está indo para a malha fina. É aí que acontece o golpe. Clicando no link, os golpistas passam a ter acesso as suas informações.

 

ATENÇÃO! A Receita Federal se comunica de forma oficial com o contribuinte de duas formas: por carta (enviada para o endereço que consta na última declaração do imposto de renda) ou através do portal e-CAC.

 

A Receita NÃO envia e-mail ou mensagens SMS com links de acesso ou documentos para download. Todas as informações relacionadas à Receita devem ser confirmadas pelo contribuinte diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta Gov.br ou certificado digital.

 

Fonte: Reconta aí