Greve do Banco Central, que ameaçava Pix, perde força e deve chegar ao fim

Prazo para reajuste em 2022 acabou em junho; paralisação diminuiu monitoramento do Pix e afetou outras atividades do Banco Central


quarta-feira julho 6, 2022

A greve dos servidores do Banco Central, iniciada em abril, colocou em risco o Pix, um dos mais importantes sistemas de pagamento do Brasil. Pouco mais de três meses depois, o movimento dos trabalhadores perdeu força e pode chegar ao fim mesmo sem obter o reajuste desejado. Uma assembleia nesta terça-feira (5) deve decidir pela volta às atividades.

Os sistemas do Pix não seriam os únicos afetados. O monitoramento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) também corriam riscos.

Publicações e projetos foram afetados

Se o impacto no Pix não chegou a ser tão percebido, outras atividades e planos foram prejudicados.

O Boletim Focus, que reúne projeções de mercado para indicadores da economia, não foi mais publicado semanalmente, como de costume. Apenas duas edições saíram: uma em abril e outra, parcial, em junho.

A consulta ao dinheiro esquecido e a segunda rodada de saques do Valores a Receber foram suspensas. Elas estavam previstas para 2 de maio e permanecem sem previsão de retorno.

Os planos para lançamento do real digital, criptomoeda baseada no real, também foram adiados. Os testes que estavam previstos para este ano ficaram para 2023, e o lançamento, para 2024.

Fonte : Tecnoblog