Santander coloca caixa eletrônico de outro banco em sua agência

Proposta de projeto piloto, que visa se estender a outras instituições, é instalar terminais onde banco não tem ATM próprio (Por Álvaro Campos)


segunda-feira fevereiro 14, 2022

Em mais um sinal de como o setor financeiro está mudando, pela primeira vez um grande banco terá um caixa eletrônico de um terceiro dentro de suas agências. A TecBan – que é controlada pelos cinco maiores bancos do país – iniciou um projeto piloto com o Santander, em Goiás, e já informou que está em negociação com outras instituições. Em outros países, essa integração de caixas independentes dentro das agências já acontece há muito tempo.

A ideia não é substituir caixas eletrônicos próprios pelas unidades do Banco24Horas, marca usada pela TecBan. Os ATMs – sigla pela qual são conhecidas as máquinas – serão instalados em agências onde o banco não possui caixa próprio. O piloto acontece em duas unidades do Santander localizadas nos municípios de Ceres e Goianésia. O espaço onde os caixas estão instalados é aberto e pode ser usado por qualquer cliente das mais de 150 instituições conectadas ao Banco24Horas.

De acordo com Ede Viani, vice-presidente executivo de tecnologia e operações do Santander, com o projeto o banco visa ampliar a sua oferta de serviços financeiros em praças que não têm demanda para infraestrutura de terminais de uma só instituição. Assim, amplia suas possibilidades de criar negócios com potenciais clientes, gerando mais resultados para as agências. “Essa parceria abre caminho para melhorar a experiência do cliente e fomentar o desenvolvimento em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos”, afirma. Atualmente, o Santander possui aproximadamente 13 mil equipamentos próprios. (Fonte: Valor Econômico)