Direção do BB desrespeita protocolos de saúde

Fonte: FEEB- SC


quarta-feira janeiro 12, 2022

Como prova de que a pandemia do coronavírus não acabou, o país volta a passar por uma nova onda, com explosão de contaminação pela variante Ômicron. O surto da gripe agrava o cenário. Mas, enquanto os funcionários do Banco do Brasil trabalham presencialmente, expostos aos riscos, o presidente da instituição, Fausto de Andrade Ribeiro, e o diretor de operações, João Leocir Dal-Rosso, compartilham fotos sem máscara nas dependências do banco.

O presidente do BB já tinha circulado sem máscara em várias unidades do país. A atitude reforça o descaso pelo manual de trabalho presencial, quando o líder máximo da instituição resolve dispensar o uso do equipamento de segurança. As imagens circulam no momento em que muitos trabalhadores estão adoecidos e afastados das atividades.

O BB já tinha tomado a decisão unilateral de modificar o manual contra a Covid-19 logo na primeira semana do ano. Foram excluídos vários protocolos de segurança estabelecidos no manual anterior, acordado entre o banco, movimento sindical e o Ministério Público do Trabalho. Todos os procedimentos foram estabelecidos com bases técnicas, mas a atitude da direção da empresa ao retirar os itens de segurança coloca a vida de milhares de trabalhadores em risco.

Na foto mais recente sem máscara, Fausto aparece ao lado do diretor João Leocir Dal-Rosso Frescura, que teria se recusado a dispensar os funcionários das dependências que necessitavam de protocolos de limpeza e quarentena, conforme o primeiro manual de segurança. O movimento sindical agora aguarda decisão do MPT, acionado por conta da alteração feita BB no manual acordado. A audiência está marcada para esta quarta-feira (12/01).