Confira novas orientações do Sindicato aos bancários do grupo de risco do BB após decisão favorável da Justiça pela manutenção do home office

Por SEEB-BRASÍLIA


quarta-feira dezembro 15, 2021

Diante da decisão da Justiça em favor do Sindicato pela manutenção do home office aos bancários do grupo de risco do Banco do Brasil, que já foi notificado, os bancários que fazem parte desse segmento devem ficar atentos, uma vez que a liminar determina a comprovação dessa condição por meio de laudo médico.

A orientação do Sindicato é que o bancário procure seu médico para requerer o laudo confirmando que faz parte do grupo de risco e que por isso necessita continuar no regime de home office. Em seguida:

1) enviar documentos comprobatórios de que é grupo de risco/coabitante de grupo de risco para o email gepes.df.pcmso@bb.com.br;

2) após o envio da documentação, permanecer em regime de home office;

3) caso a instituição insista em determinar o retorno presencial mesmo após a entrega da documentação comprobatória, printar a comunicação do banco determinando o retorno e encaminhar para o Sindicato poder informar o descumprimento da liminar ao juiz.

Em caso de dúvidas, os bancários podem acionar o Sindicato por meio dos seus canais de atendimento. Clique aqui para acessar.

“Diante da postura do Banco do Brasil, que unilateralmente decretou o fim do isolamento social, ao retornar os trabalhadores do grupo de risco ao trabalho presencial; diante das tentativas frustradas de negociação – junto à instituição ou requerendo a mediação do MPT, empreendidas pelo movimento sindical visando repactuar com o banco as medidas para proteção da saúde e vida dos colegas, o Sindicato ingressou com ação e obteve decisão favorável na Justiça, para defender o direito de os bancários do chamado grupo de risco ou coabitantes permanecerem em segurança, ou seja, assegurar-lhes o direito de requerer ao banco sua permanência em home office, tendo em vista que a pandemia não acabou, e ainda com o agravante do surgimento de uma nova variante do coronavírus”, esclarece Humberto de Almeida Maciel, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato em exercício.

O dirigente, que também é funcionário do Banco do Brasil, aponta: “o Sindicato espera que o BB se sensibilize, não obstando o imediato cumprimento da decisão, e que recobre as tratativas com o movimento sindical com vistas a pactuar, por via negocial, o caminho da razoabilidade que, respeitando a vida, compatibiliza-se com os negócios”, conclui Humberto.