BTG Pactual lucra R$ 1,7 bilhão e supera estimativas no 3º trimestre

O BTG Pactual divulgou nesta terça-feira lucro líquido do terceiro trimestre acima das estimativas dos analistas, ajudado por empréstimos corporativos, ganhos com trading e taxas do mercado de capitais. (Por Carolina Mandl - Reuters)


quarta-feira novembro 10, 2021

O lucro líquido recorrente somou R$ 1,794 bilhão de reais, um aumento de 76,6% em relação ao ano anterior e contra uma estimativa de analistas compilada pela Refinitiv de 1,574 bilhão de reais.

O retorno sobre o patrimônio líquido, um indicador de rentabilidade, foi de 20,1%, uma queda de 1,5 ponto percentual em relação ao segundo trimestre.

A receita total saltou 55%, para 3,845 bilhões de reais, impulsionada por um bom desempenho em quase todos os negócios, de banco de investimento a trading e gestão de fortunas.

O resultado do banco também foi impulsionado pela venda, em julho, de 49% do capital da startup Credpago para a empresa de tecnologia imobiliária Loft, com ganho de 1,4 bilhão de reais.

O BTG atraiu 87,7 bilhões de reais em dinheiro novo líquido para suas unidades de gestão de patrimônio e de ativos.

A carteira de crédito do banco cresceu 12,9% no trimestre, para 97,6 bilhões de reais. Conforme o BTG expande seus negócios para banco de varejo, suas despesas operacionais aumentaram 51% em relação ao ano anterior, para 1,637 bilhão de reais. (Fonte: UOL)