UGT promove reunião em prol dos trabalhadores

Com o intuito de debater assuntos relacionados a MP 1045/2021, a PEC 32 e o atual cenário econômico, político e sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu nesta terça-feira (31/08) reunião presencial e com transmissão ao vivo, que contou com a presença do Presidente Nacional Ricardo Patah e importantes entidades como a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Paraná (FEEB-PR) que tem como presidente Gladir Basso, o qual foi representado pelo Diretor Marcus Vinicius Figueira , a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná (FESMEPAR), a Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (FETRACOP), e Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (FEBRAC-PR).


quinta-feira setembro 2, 2021

O Presidente da FECEP, Leocides Fornazza deu início à cerimônia de abertura da reunião dando as boas-vindas aos convidados e falando da importância do encontro como este durante a fase pela qual trabalhadores e sindicatos estão passando. Também se pronunciaram durante a abertura do evento, o Presidente da UGT-PR Paulo Rossi e todos os presidentes das Federações filiadas a UGT.

Em seguida, os convidados prestigiaram a palestra ministrada pelo Presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados (OAB/PR) Dr. Sandro Lunardi Nicoladeli. Lunardi, doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, professor na disciplina de Direito Sindical na Universidade Federal do Paraná, docente nos cursos de pós-graduação em Direito no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), especializou-se em relações de trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha entre os anos de 2011 e 2013.

Publicou importantes obras literárias como: “O Direito Coletivo, a Liberdade Sindical e as Normas Internacionais”, “Elementos de Direito Sindical – brasileiro e internacional: diálogos, conclusões e estratégias possíveis”, “Direito e autogestão: a solidariedade como elemento indutor de uma outra economia”, “Financiamento Sindical no Brasil: reflexões sóciojurídicas e o curioso caso da MP 873/2019”, entre outras.

Na sequência, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah assumiu a fala e passou a explanar sobre as temáticas que envolvem a MP 1045/2021 e da PEC 32 “o cenário que nós estamos vivendo em face à pandemia é de terror, pois estamos à beira de 600 mil mortes e o movimento sindical desde o começo da pandemia, mesmo fragilizado pela reforma sindical, vem lutando pela vacina para todos. Conseguimos para alguns setores a vacinação antecipada, como motoristas de ônibus, que é uma área vulnerável. Lutamos também pelos taxistas, motoboys e metroviários”, explicou Patah durante a rica palestra que ministrou aos presentes.

O encontro que foi promovido com todos os cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19