Itaú abre programa de trainee com salário de até R$ 7.600; saiba como participar

Recém-formados e universitários de qualquer curso podem se inscrever (Por Cleber Souza, do CNN Brasil)


sexta-feira agosto 13, 2021

O Itaú Unibanco abriu nesta quarta-feira (11) as inscrições para o programa de trainee 2022. Jovens recém-formados e universitários — com previsão de conclusão em 2023 — de qualquer curso podem participar do processo, que vai até o dia 13 de setembro. O salário pode chegar a R$ 7.600,00 mensais.

Os candidatos podem escolher entre duas trilhas de desenvolvimento: Negócios Atacado e Negócios Varejo. O início das atividades está previsto para janeiro de 2022. De acordo com o comunicado do Itaú, neste ano, o banco quer ampliar a diversidade do programa, por isso ampliou as exigências de currículo para permitir a entrada de candidatos diversificados.

Desta vez, por exemplo, o requisito de inglês será apenas para vagas que obrigatoriamente necessitam do conhecimento avançado da língua. “Essa é uma das mudanças no processo por maior inclusão”, afirmou Sérgio Fajerman, membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco responsável pela área de Pessoas.

“O Itaú aprimora constantemente seus processos seletivos para buscar a igualdade de oportunidades, com pessoas que se identifiquem com o trabalho centrado na experiência do cliente, com nossos valores, com nossa cultura”, afirmou Sérgio.  

Segundo a instituição, o programa teve mais de 86 mil inscritos na edição passada, sendo um dos programas de trainee mais concorridos do país. A empresa ainda apontou que, dos aprovados em 2021, 50% se declaram pretos e pardos, e 63% eram mulheres.

“Contaremos certamente com a participação de grandes talentos nesta edição do programa para compor a futura liderança do banco”, completou Fajerman.

Os aprovados terão uma carga horária das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, além de outros benefícios para colaboradores do banco.

Nas duas trilhas de desenvolvimento — Negócios Varejo e Negócios Atacados –, os trainees terão a oportunidade de atuar em novos modelos de trabalho, com novas ferramentas de inovação da instituição.

Cada trainee também terá a oportunidade de definir as áreas que pretende experimentar junto aos gestores e a área de pessoas, criando uma jornada personalizada, de acordo com seus interesses de carreira.

Na primeira fase, são avaliados apenas os aspectos profissionais dos candidatos: os avaliadores não têm acesso a nenhum dado pessoal do inscrito, apenas aos seus conhecimentos e experiências.

Levando em conta a necessidade de diversidade e inclusão no processo seletivo, o Itaú mantém uma série de parceiros focados em diversidade racial, e realizará preparação para candidatos negros etapa a etapa.

No ano passado, por exemplo, foram realizados workshops sobre processos seletivos e mentoria para os candidatos negros.

O processo seletivo será realizado em cinco etapas: inscrição; testes online; resolução de um business case online; dinâmica em grupo; e entrevista final com os executivos.

Também haverá lives e webinars com trainees e líderes do banco para explicar sobre negócios do banco de varejo e do banco de atacado.

O evento de abertura será no dia 17 deste mês, a partir de 19h (horário de Brasília), e os candidatos receberão as coordenadas para acompanharem pelo aplicativo.

O objetivo do programa é desenvolver e acelerar a carreira dos talentos participantes, formando os futuros líderes da organização.

Recebem ainda uma mentoria individual com acompanhamento próximo da alta liderança do banco, além de networking e da oportunidade de trocar experiências com executivos da organização. Também serão oferecidos cursos para aqueles que ainda não dominam o idioma inglês. (Fonte: CNN Brasil)