Concurso do Banco do Brasil: inscrições são prorrogadas até 7 de agosto

O primeiro concurso do banco em três anos abre quase 4,5 mil vagas de agentes de tecnologia e agentes comerciais em todo o Brasil foto - Google imagens


quinta-feira julho 29, 2021

O prazo para inscrições no concurso do Banco do Brasil, previstas para encerrar nesta quarta-feira, foram prorrogadas até o dia 7 de agosto. As inscrições também foram adiadas para todos os cadidatos, e devem começar nesta quinta, dia 29. A determinação foi publicada no Diário Ofiicial da União desta quarta.

O processo seletivo, o primeiro aberto pelo banco desde 2018, abre 4 mil vagas para agentes comerciais em todos os estados e no Distrito Federal, além de 480 vagas para agentes de tecnologia na sede do banco, em Brasília, entre titulares e reservas. A prova, estruturada em parceria com a Fundação Cesgranrio, está prevista para acontecer em 26 de setembro.

A retificação do edital, assinada pelo vice-presidente do Banco do Brasil, Ênio Mathias, e pelo diretor do banco, Thiago Borsari, determina que as inscrições devem ocorrer entre 29 de julho e 7 de agosto, e o prazo para solicitação da isenção deve ser requisitada até o dia 2 de agosto, e o resultado final dos candidatos que pediram a isenção, mesmo após requisitados os recursos, sai no dia 7 de agosto.

O Banco do Brasil não divulgou a quantidade de inscritos no concurso, que devem ser divulgados apenas após o prazo final das inscrições. Entretanto, o coordenador do curso preparatório pra concursos Damasio Ricardo Baronovski afirma que é esperado que mais de 100 mil pessoas concorram às 4,5 mil vagas abertas.

A abertura do processo seletivo ocorre em meio a altas taxas de desemprego no Brasil, superando a marca de 15 milhões de brasileiros na procura por um novo emprego.

Pela primeira vez, o edital separa o processo seletivo para Escriturário, que desempenha uma função de escritório, em dois cargos distintos: agente comercial, responsável por atividades padrão de bancários; e o agente de tecnologia, que vai atuar direto com tecnologia da informação.

Disputa entre bancos: Em disputa com o Banco do Brasil, Caixa anuncia abertura de 30 agências para o agronegócio

Para participar da prova, os candidatos devem ter certificado de conclusão ou diploma de nível médio em instituição certificada pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos até a data da contratação.

A inscrição, no valor de R$ 38, começou em 24 de julho e se encerra nesta quarta-feira, 28 de julho. A convocação dos aprovados deve ocorrer em até um ano após a publicação do edital, podendo ser prorrogada por mais um ano.

Todos os candidatos devem responder 25 questões em múltipla escolha de conhecimentos básicos — Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro —, 45 de conhecimentos específicos e escrever uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. (Fonte: O Globo)