Governo de Minas antecipa calendário de vacinação contra covid no Estado

Crédito: Fábio Marchetto


sexta-feira julho 9, 2021

Diante da expectativa de adiantamento da entrega de doses da Pfizer até agosto, o Governo do Estado anunciou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (8/7), em Belo Horizonte, a antecipação do calendário de vacinação contra covid em Minas.
 
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, explicou que, anteriormente, a previsão era de que todo mineiro de até 18 anos recebesse a primeira dose até outubro, mas “com a expectativa de adiantamento do quantitativo de doses da Pfizer, foi possível antecipar para setembro. Dessa forma, para a faixa etária de 40 a 54 anos, a vacinação se iniciará em julho, para a faixa etária de 25 a 39, em agosto e, de 18 a 24 anos, em setembro”, detalhou o secretário.
 
Fábio Baccheretti esclareceu que o calendário pode ser entendido como uma visão geral do estado, mas sem deixar de considerar que alguns municípios poderão avançar na vacinação em ritmos diferentes.
 
Próximas remessas
 
Durante a coletiva, o secretário também anunciou os números da próxima remessa de doses, prevista para chegar ao estado nesta sexta-feira (9/7). Ao todo, serão 351.040 doses, sendo 271.440 da Pfizer, para aplicação da primeira dose, e 79.600 da Coronavac, para a primeira e segunda dose.  
 
Minas Gerais já recebeu mais de 15 milhões de doses de vacinas contra covid-19, sendo 10.533.178 doses aplicadas até o momento.
 
Situação da covid em Minas
 
Até o momento, Minas Gerais confirmou 1.849.993 casos de covid e 47.596 óbitos. Fábio Baccheretti destacou a evolução mais lenta no número de casos e óbitos, reforçando a importância da vacinação neste cenário.
 
“A cada semana, com o avançar da vacinação da segunda dose entre o grupo de 60 a 69 anos, é possível observar uma queda no número de óbitos. Além disso, em relação aos leitos de UTI, a taxa de ocupação hoje está em 66, 22%. Há duas semanas, esse número era de 70%, mostrando também uma queda na ocupação de leitos”, concluiu.
 

Fonte : SES-MG