Agências do Bradesco em Santos-SP são autuadas por retirada de portas giratórias

Duas unidades, no Jardim Rio Branco e Parque São Vicente, foram autuadas após mobilização do Sindicato dos Bancários de Santos e Região (Crédito: Google maps)


quinta-feira julho 1, 2021

Duas agências do Bradesco, em São Vicente, foram autuadas pela prefeitura por terem retirado as portas giratórias com detectores de metal. Os autos de infração foram lavrados após denúncias do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que desde o ano passado está lutando contra a postura do banco de retirada dos equipamentos de segurança e vigilantes de algumas unidades da Baixada Santista.

As agências bancárias ficam na Avenida Ulisses Guimarães, 1607/1619, no Jardim Rio Branco, e na Praça Cesário Bastos, 213, Parque São Vicente. Com a atuação do Sindicato, representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (SECINP) da Cidade foram até as unidades e constataram que as portas giratórias tinham sido retiradas, medida que vai contra a lei municipal 2603-A/11. A legislação prevê a obrigatoriedade do uso desse tipo de equipamento de segurança nas agências bancárias da Cidade.

A ouvidoria da Prefeitura explicou que, após as autuações, passam a tramitar processos administrativos, dentro da SECINP, sobre as ocorrências. “Desde o ano passado, o Sindicato tem lutado na região contra ações do Bradesco que gerem insegurança para bancários, clientes e usuários. Aqui na Baixada Santista, além de São Vicente, o banco retirou portas giratórias e vigilantes em agências de Santos, Praia Grande e Itanhaém. Já entramos com ação no Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o tema e denunciamos para a Polícia Federal e prefeituras. Além de manifestações, fechamentos de unidades e outras formas de protesto”, contou o dirigente sindical e funcionário do Bradesco, Ednilson dos Santos.

“Em Santos e Praia Grande também já tivemos respostas com autuação de agências. O coletivo Bradesco do Sindicato, o qual faço parte junto com os dirigentes Roger, Messias, Daniel, Odete, Andrea, Abud e Carmen, seguirá fiscalizando e tomando todas as medidas cabíveis para garantir segurança e condições de trabalho para os bancários e bancárias”, afirmou Ednilson. (Fonte: Seeb Santos)