Junho Violeta joga luz sobre prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa

Data ganha mais importância ainda na pandemia, período em que os idosos passam mais tempo dentro de casa. Grande parte das ocorrências de violência são feitas por membros da família, o que aumenta a vulnerabilidade


quarta-feira junho 16, 2021

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15) e o “Junho Violeta” jogam luz sobre o crescente número de idosos vítimas de algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou patrimonial.

Principalmente em tempos de pandemia, o Sindicato dos Bancários de Araraquara ressalta a importância da manutenção da qualidade de vida e de condições dignas de vida para as pessoas idosas, com 60 anos ou mais, e seu direito de envelhecer dignamente, usufruindo de atendimento médico adequado, uma aposentadoria com benefícios justos e acesso à atividades que lhes tragam bem-estar físico, mental e emocional.

A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando promover a conscientização e também o debate público sobre estratégias para ampliar a proteção das pessoas mais velhas. A reflexão que o Junho Violeta nos traz parece ganhar mais importância ainda na pandemia, período em que os idosos passam mais tempo dentro de casa. Grande parte das ocorrências de violência são feitas por membros da família, o que aumenta a vulnerabilidade do idoso.30

Segundo dados do Disque 100, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados no país. E estas violências podem tanto ser visíveis quanto invisíveis. As agressões que não podemos ver vai além das lesões, mas geram sofrimento, medo, angústia e depressão.

O canal para denúncias para casos de abuso físico/mental ou maus tratos contra a pessoa idosa é o Disque 100 (Direitos Humanos), na Delegacia do Idoso, Disque Denúncia 181 ou Defensoria Pública do Estado. É possível denunciar anonimamente.

Fonte Afubest

Notícias SEEB-MURIAÉ