Ministério da Saúde pede autorização para importar vacina Covaxin

Caso a Anvisa autorize, a Covaxin será a quarta vacina utilizada no Brasil


terça-feira maio 25, 2021

O Ministério da Saúde pediu autorização para importar 20 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Covaxin. O pedido foi protocolado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (24).

O Ministério já havia protocolado um pedido no último dia 31 de março. A Anvisa, no entanto, negou a autorização para importação e distribuição da vacina. Um dos principais motivos para a negativa à época foi o não cumprimento das chamadas Boas Práticas de Fabricação.

Agora, a Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, protocolou novo pedido de certificação na Anvisa referente à linha de produção do produto acabado, o que deve corrigir a questão das boas práticas. O pedido está sendo analisado de acordo com a Lei 14.124/21 e a RDC 476/21. 

Caso a Anvisa autorize, a Covaxin será a quarta vacina utilizada no Brasil. Atualmente, o país usa a Coronavac, a AstraZeneca e a da Pfizer. Há a expectativa ainda da liberação do imunizante russo Sputnik V, comprado amplamente por outros países. Quanto a essa vacina, a Anvisa segue em tratativas com o Instituto Gamaleya, fabricante.

Notícias SEEB-MURIAÉ